Loading...
Blog2021-09-15T21:52:23+00:00

Projetos para todas as instalações elétricas. Pela segurança de todos!

O projeto nas instalações elétricas realizado por engenheiro eletrotécnico creditado é garantia de segurança de pessoas animais e bens porque aplica corretamente o regulamento técnico das instalações elétricas. Este projeto deve ser obrigatório para todas as instalações elétricas já que a sua perigosidade não depende da potência mas sim da tensão e corrente elétrica que em caso de choque elétrico percorre o corpo humano. Assim o risco tanto está presente numa instalação de 3,45 kVA como numa de 41,4 kVA. Por outro lado o projeto realizado por engenheiro eletrotécnico creditado dá garantias de qualidade da instalação e simplifica a ação de vistoria na medida em que, sendo a obra acompanhada pelo projetista, há a garantia de ficar aprovada na primeira ação de inspeção não obrigando a remarcações que só atrasam a obra.

By |Maio 28th, 2023|Categories: Uncategorized|Comentários fechados em Projetos para todas as instalações elétricas. Pela segurança de todos!

O projeto elétrico e a sua importância

O projeto elétrico já não devia estar a ser discutido em 2019 como uma opção mas como uma obrigação legal. A discussão que havíamos de ter nesta altura seria sobre a sua qualidade e sobre a sua execução.

O projeto elétrico, mesmo que simplesmente pequeno, é indispensável para documentar a instalação que se constrói, evitar abusos e deslealdades entre as empresas, responsabilizar as entidades que autorizam a ligação à RESP e garantir a segurança dos seus utilizadores.

Nada justifica a dispensa do projeto da instalação elétrica. Todos ficamos a ganhar em segurança e em economia e sobretudo permite ter a informação do que existe para ser mantido em segurança.

Em suma, o projeto elétrico deveria ser um documento obrigatório, indispensável na caracterização do edifício, onde estão identificados os intervenientes da conceção e complementarmente da execução, facilitando a manutenção e a segurança.

Ainda mais urgente é a necessidade de inspecionar as Instalações elétricas para identificar as deficiências graves de segurança de pessoas, começando pelas mais antigas até chegar as mais recentes.

Como sabem, a simples existência de projeto elétrico no licenciamento da construção não é condição suficiente para garantir que a instalação esteja executada corretamente e segura para ser ligada. Existem numerosas razões para esta infeliz realidade e sugiro que se debata este assunto para tomarmos posições junto do legislador.

 

By |Junho 11th, 2019|Categories: Energia|Tags: |0 Comments

Mobilidade eletrica

MOBILIDADE ELÉTRICA

No último século, a utilização de combustíveis fosseis permitiram uma acelerada industrialização intimamente associada a consumos crescentes de energia. Mas a sua utilização não é neutra do ponto de vista ambiental, pois liberta gases de efeito de estufa (GEE), que estão a alterar o equilíbrio da nossa atmosfera que existia no período pré-industrial. Apoiado em estudos científicos cada vez mais credibilizados pela comunidade científica, o poder político está consciente das suas consequências climáticas, e por isso empenhado em mudar a matriz energética com vista a uma redução progressiva dos GEE.

Ler mais

 

António Carvalho de Andrade

Instituto Superior de Engenharia do Porto

By |Agosto 6th, 2019|Categories: Mobilidade elétrica|0 Comments

Jovem morre eletrocutada na casa de banho em Armamar

Uma rapariga de 17 anos morreu, esta quarta-feira, em casa, quando se preparava para tomar banho, em Gojim, Armamar.

Referencia: Jornal de Notícias

A Associação dos Engenheiros Eletrotécnicos de Portugal (EEP) lamenta profundamente a morte da Carolina Elias, em Armamar, que podia ter ser sido evitada e acompanhamos a dor dos seus familiares.

Estamos empenhados em conhecer as circunstâncias deste acidente para alertar as entidades responsáveis e evitar novas tragédias.
A presença de um simples equipamento contra choques elétricos, obrigatório em todas as instalações desde 1974, podia ter salvo a vida desta Jovem.

A Associação dos Engenheiros Eletrotécnicos de Portugal (EEP) pretende ter um papel central na segurança das Pessoas e assume o compromisso com os Cidadãos de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tornar as instalações elétricas mais seguras, evitando mais tragédias no nosso País.

Pretendemos alertar as entidades responsáveis pelo setor elétrico para os perigos existentes em instalações elétricas envelhecidas e defeituosas. Conforme é dito  no artigo publicado pelo IEP – Instituto Electrotécnico Português – que a seguir se transcreve excerto:

“… A deficiente conceção das instalações, as sucessivas alterações e adaptações e o mau funcionamento dos equipamentos aliados a comportamentos inadequados no que respeita à utilização de energia elétrica, potenciam a ocorrência de situações perigosas que podem pôr em risco a segurança das instalações e a vida dos seus utilizadores. Alertamos, por exemplo, para casos como as escolas ou lares, tantas vezes edifícios envelhecidos, com pouca ou nenhuma manutenção e com utilizadores mais vulneráveis! …”

Há um evidente descuido na legislação sobre a segurança concreta exigível às instalações elétricas no nosso País.

É sabido que existem milhares de instalações elétricas sem as mínimas condições de segurança, muitas delas sem uma única vistoria técnica antes de serem ligadas à Rede Nacional de Serviço Publico (RESP).

Os Engenheiros Eletrotécnicos querem mudar este paradigma e pretendem um reforço da vigilância e manutenção das Instalações elétricas de utilização para garantir melhores condições de segurança as Pessoas.

Há muito a fazer para prevenir os acidentes elétricos e por isso temos de alertar, através de todos os meios, as autoridades responsáveis pelo setor elétrico bem como os cidadãos em geral para as medidas a tomar contra os riscos de eletrocussão.

A morte da Jovem Carolina tem que ser o último preço a pagar pela segurança elétrica em Portugal.

Os Engenheiros Eletrotécnicos de Portugal (EEP) não vão ficar a contemplar as omissões e as falhas de cumprimento da legislação sobre inspeções, certificação e conservação das instalações e dos equipamentos elétricos.

Nós somos Engenheiros responsáveis por desenvolver mais tecnologia e qualidade de vida às pessoas, mas também pela sua integridade física evitando acidentes mortais com uso da eletricidade em suas casas e no trabalho.

Partilhamos a entrevista dada à jornalista Catarina Reis do Diário de Noticias sobre os perigos da eletricidade: “Numa casa de banho, o perigo de eletrocussão pode estar em todo o lado.

 

By |Junho 4th, 2019|Categories: Energia|Tags: |0 Comments

Instalações Elétricas de Baixa Tensão – Dimensionamento de Condutas

O dimensionamento das condutas deverá ter em consideração o número de condutores isolados ou cabos que poderão ser colocados nessa mesma conduta, tendo por base as suas características, o modo de instalação das canalizações e o diâmetro útil (interior) da própria conduta. Nas Regras Técnicas de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão, com exceção, das instalações coletivas e entradas, não é definido um valor máximo de ocupação da secção reta interior das condutas pelos condutores isolados e cabos, sendo o único requisito a garantir, que as condutas permitam o fácil enfiamento e desenfiamento dos condutores isolados e cabos. No entanto, as mesmas regras recomendam uma ocupação da conduta não superior a um terço da sua secção reta interna, de forma a garantir, nomeadamente, o fácil enfiamento (e desenfiamento) dos condutores isolados e dos cabos.

Ler mais

António Augusto Araújo Gomes e Jorge de Jesus Ribeiro da Silva

Instituto Superior de Engenharia do Porto

By |Agosto 6th, 2019|Categories: Instalações elétricas|0 Comments
Go to Top