Há muitos anos que existem Associações de Engenheiros Eletrotécnicos criadas para desenvolver a engenharia e promover a profissão dos Engenheiros Eletrotécnicos.

Na Europa existem diversas associações de Engenheiros Eletrotécnicos que estão representadas na EUREL.
A EUREL foi fundada em 1972 e reúne as Associações Nacionais de engenharia eletrotécnica.

Portugal está representado na EUREL pela Ordem dos Engenheiros, pese embora, esta não seja uma associação exclusiva de Engenheiros eletrotécnicos.
A EEP pretende afirmar-se como representante de toda a comunidade dos diplomados de engenharia eletrotécnica em Portugal, semelhante ao que acontece noutros Países.


OVE – Áustria (1883)

OVE Austrian Electrotechnical Association reúne empresas e instituições, bem como especialistas e partes interessadas de todo o campo da engenharia elétrica. A Associação promove a reputação de toda a linha de negócios, o desenvolvimento da profissão, bem como o progresso da tecnologia e da ciência e lida com os desafios atuais da engenharia elétrica e da tecnologia da informação.

OVE foi fundada em 1883 e é baseada em Viena.

A associação é organizada por diferentes sociedades que dão uma plataforma a todos os ramos da engenharia elétrica e estimulam o diálogo entre ciência, economia e público interessado.

OEK, o Comitê Eletrotécnico da Áustria, faz parte do OVE e representa a economia austríaca e garante o cumprimento de normas e diretrizes nacionais e internacionais de maneira objetiva e independente.

Objetivos e Valores
Apoiar o desenvolvimento de engenharia elétrica.
Lidar com a segurança de aplicações eletrotécnicas.
Estabelecer e melhorar o contato entre universidades e economia.
Oferecer uma plataforma de informação para profissionais e indivíduos interessados em tecnologia.


SER- Suécia (1888)

A SER é a Sociedade Sueca de Engenheiros Elétricos e de Computação. Está baseado em Estocolmo. A sociedade tem mais de 2000 membros individuais e é financiada inteiramente por suas quotas. É independente de qualquer organização política e trabalhista.

Objetivos e Valores
Promover contatos e colaboração entre engenheiros.
Influenciar o desenvolvimento da tecnologia na sociedade e promover o desenvolvimento de competências profissionais.
Organizar palestras, seminários, visitas educacionais ou empresariais cobrindo uma variedade de tópicos.


Electrosuisse – Suiça (1889)

Fundada em 1889, a Electrosuisse, a Associação de Engenharia Elétrica, Energia e Tecnologias da Informação, oferece hoje aos seus mais de 6.900 membros uma rede para negócios sustentáveis e sucesso profissional. A sede é baseada em Fehraltorf, perto de Zurique.
As duas associações técnicas ETG (Associação de Tecnologia de Energia) e ITG (Associação de Tecnologia da Informação) permitem uma troca de informações entre especialistas, agências e universidades no país e no exterior.
A CES é a organização suíça de normas de engenharia elétrica que possui mais de 80 comitês técnicos. Organiza e assegura toda a padronização da engenharia elétrica na Suíça. Além disso, representa a indústria suíça em comitês internacionais.

Objetivos e Valores
Promover a geração e uso seguro, confiável, económico e ambientalmente amigável da eletricidade.
Representar a economia suíça no campo da engenharia elétrica nos organismos internacionais de padronização e certificação.
Oferecer consultoria, inspeções e medições especiais na área de sistemas elétricos de alta e baixa tensão.
Fornecer formação adicional para eletricistas qualificados.


VDE – Alemanha (1893)

Com mais de 36.000 membros (incluindo 1.300 empresas, 8.000 estudantes e 6.000 jovens profissionais), a Associação de Tecnologias Elétricas, Eletrônicas e de Informação da VDE é uma das maiores associações técnicas e científicas da Europa. A VDE abrange a ciência, o trabalho de padronização, bem como testes e certificação de produtos sob o mesmo teto. Está envolvida na transferência de conhecimento técnico, pesquisa e promoção de jovens talentos nas principais tecnologias de engenharia elétrica, eletrônica e tecnologia da informação e suas aplicações. A Associação está representada em toda a Alemanha por uma rede de 29 sociedades regionais. A VDE foi fundada em 1893 e está baseada em Frankfurt.

Objetivos e Valores
Contribuir para o desenvolvimento de eletrotecnologia, eletrônica, tecnologia da informação e tecnologias baseadas neles.
Apoiar o uso de eletrotecnologia e eletrônica em engenharia mecânica, na fabricação e automação de processos, transporte e tecnologia médica.
Promover a transferência nacional e internacional de conhecimentos técnicos.
Ser um parceiro para educação e desenvolvimento de carreira através de um amplo programa de conferências, simpósios técnicos e seminários.
Promover o conhecimento científico e treinamento.


EAP – Philadelfia (1917)

EAP – Electrical Association of Philadelphia é uma associação comercial regional sem fins lucrativos com diversos membros de mais de 450 empresas, incluindo engenheiros eletrotécnicos, fabricantes, representantes, armazenistas, concessionárias, inspetores e prestadores de serviços de eletricidade, AVAC e telecomunicações. É conhecida como a principal organização comercial na região desde 1917. A EAP une todos os segmentos da indústria e promove os interesses profissionais e comerciais de todos os seus membros.


SEP- Polónia (1919)

A Associação de Engenheiros Elétricos Polacos (SEP) foi fundada em 1919. Tem longa tradição e mais de 23.000 membros. É uma organização voluntária de caráter técnico-científico, para engenheiros elétricos e técnicos representando todas as especialidades e pessoas cuja atividade profissional está ligada à engenharia elétrica. Está organizado em 50 filiais regionais em grandes cidades Polacas. A sede da associação está localizada em Varsóvia.
O SEP consiste em mais de dez Comitês Científicos e Técnicos reunindo cientistas e profissionais de cada área elétrica.

Objetivos e Valores
Cooperar com organizações internacionais de engenheiros para ligar e fazer contatos, com o objetivo de inspirar atividades científicas Polacas de acordo com os desenvolvimentos globais no domínio da eletricidade científica.
Organizar conferências internacionais, locais e regionais, simpósios e reuniões.
Fazer parte do estabelecimento de normas e regulamentos técnicos.
Conceder recomendação junto com o direito de usar o sinal da recomendação do SEP para empresas que produzem produtos ou prestam serviços num nível de qualidade apropriado.
Realizar testes de qualidade.
Apoiar o conteúdo de programas educacionais no campo da engenharia elétrica, financiar bolsas científicas e ligar estudantes e jovens profissionais à vida profissional.
Cuidar da atualização das qualificações, cultura técnica e ética profissional no domínio elétrico.


CEEC – Bulgária (1936)

A União de Eletrônica, Engenharia Elétrica e Telecomunicações (CEEC) é uma associação científica e técnica nacional na Bulgária que, como parte da sociedade civil, é uma organização não governamental, não-política e sem fins lucrativos. Foi fundada em 1936 (sob um nome diferente) e existe sob seu nome atual desde 1982.
A CEEC tem cerca de 1300 membros individuais em todo o país e cerca de 40 membros corporativos – principalmente empresas na área de engenharia elétrica, eletrônica e telecomunicações.

Objetivos e Valores
Facilitar o desenvolvimento criativo e profissional e o progresso de nossos membros.
Expandir nossos contatos internacionais e manter uma forte rede internacional.
Contribuir para o reforço da qualificação científica e profissional dos membros dos PECO.
Organizar variedade de eventos científicos e técnicos de escala internacional e regional.


EZS – Eslovénia (1952)

A EZS (Associação Eletrotécnica da Eslovénia) é uma associação não política e sem fins lucrativos. É composto por 18 sociedades profissionais regionais e especializadas. Ele opera de forma independente e lida com as questões profissionais e organizacionais atuais na área de engenharia elétrica. A EZS foi fundada em 1952 e está baseada em Liubliana.
Por várias décadas, a EZS tem desempenhado um papel importante na reunião e educação de engenheiros elétricos, promovendo e direcionando pesquisa e desenvolvimento, trabalhando em estreita colaboração com empresas e promovendo este ramo da profissão.

Objetivos e Valores
Apoiar o desenvolvimento de engenharia elétrica e estabelecer contatos entre universidades e indústria.
Inovação e suporte ao conhecimento nas áreas de Engenharia de Energia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Eletrônica, Controle de Automação, Medição e Tecnologia.
Normalização, tradução de normas eletrotécnicas, regulamentos técnicos e código de práxis (colaboração com o SIST – Instituto Esloveno de Normalização).
Eventos profissionais e networking (workshops, conferências).
Formação profissional e prática, promoção de conhecimentos técnicos.
Inspeção e esquema de certificação de instalações elétricas, atividades de segurança eletrotécnica (colaboração com a Seção de engenheiros elétricos na Câmara de Engenheiros Eslovena).


SIER – Roménia (1990)

A SIER, Sociedade de Engenheiros de Energia da Romênia, foi fundada em 1990. É uma associação profissional, autônoma, não-governamental, não-política e sem fins lucrativos com sede em Bucareste.
A SIER é reconhecida como parceira tanto pelas principais empresas que asseguram a geração, transmissão e distribuição de eletricidade na Romênia quanto pela ANRE (Autoridade Reguladora de Energia da Romênia).
A SIER estabeleceu e mantém vínculos permanentes com associações e órgãos similares em nível nacional e internacional.

Objetivos e Valores
Apoiar o desenvolvimento de pesquisas técnicas e científicas.
Fornecer estudos e análises, assistência técnica, cursos de treinamento, perícia, elaboração de normas.
Melhorar uma rede internacional e facilitar o intercâmbio de informações no domínio da energia,.
rganizar conferências, simpósios, seminários, exposições, mesas redondas.


SEEEI – Israel (2002)

SEEEI – A Sociedade de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos em Israel 2002 (RA) é uma das sociedades profissionais proeminentes em Israel e constitui a organização profissional e administrativa que representa a comunidade de engenheiros e graduados envolvidos com engenharia elétrica e eletrônica, controle de processo, energia e telecomunicações.
A SEEEI foi fundada em 2002 e tem mais de 2500 membros. É uma organização voluntária, profissional, autônoma, sem fins lucrativos, não-governamental e não-política.
A sociedade coopera com organizações profissionais internacionais e realiza um grande número de atividades associadas à profissão, sua tradição e seus valores.

Objetivos e Valores
Preservar e melhorar o nível e a competência da profissão.
Representar a profissão perante as autoridades legislativas, governamentais e municipais.
Ajudar a desenvolver a economia nacional e infra-estrutura.
Promover a profissão de engenheiros elétricos e eletrônicos.
Elevar a imagem da profissão aos olhos do público.